Bisca dos nove

Alertado por uma imensidão de fãs, ameaçado por uma legião de “bisqueiros” incoformados com o erro monumental que dera durante a criação do blog, alterei definitivamente o nome deste. Mais, alterei inclusive o domínio (R \{0} ok, ok foi uma piada de geek, mas pronto…).

Assim, doravante, este não será mais o “Bisca de nove” mas sim o “Bisca dos nove”.

E para ajudar a esclarecer os mais confusos na arte de bem biscar, aqui fica tudo o que precisam de saber:

Jogo para duas pessoas, com baralho comum de 52 cartas. Embora haja muitas variedades deste jogo, uma das mais interessantes e das mais jogadas é a Bisca dos Nove, obrigada a trunfo.

Distribuição

Quem tirar a carta alta, por sorteio, distribuirá as cartas, que devem ser embaralhadas e dadas a cortar.
O distribuidor dará nove cartas ao adversário e nove a si mesmo, de três em três, alternadamente.
A 19a carta é aberta para a mesa e indicará o trunfo. Ao lado do trunfo será colocado o baralho com a face para baixo.

Valores das cartas

Às

11 pontos

Manilha (10)

10 pontos

Rei

4 pontos

Valete

3 pontos

Dama

2 pontos


O parceiro é obrigado a trunfo e a cobri-lo, sempre que puder. Não é, porém, obrigado a servir naipe.

O Jogo

Quem fizer a primeira vaza comprará no baralho uma carta e, depois dele, o outro fará o mesmo. Continuarão a comprar, cada um a sua carta, até o fim. A partida vai até 60 pontos.

Capote

Leva o capote quem fizer menos de 30 pontos. Quem fizer 30 pontos justos leva “rolha”. Se ambos os jogadores fazem 60 pontos, o jogo empata. Cada partida consta de quatro jogos.

Irregularidades

Se durante a distribuição alguma carta for exposta, haverá nova distribuição. Se o distribuidor mostrar uma carta propositadamente, perderá a mão.

Fonte: BISCA

Comment ( 1 )

  1. Replyjoao
    Regra do jogo a nível nacional, se eu baralho tu partes e eu dou, sempre por cima nove cartas primeiro ao adversário e dou também nove para mim a carta seguida as minhas nove tirada tambem por cima é o trunfo metido por baixo do baralho a vista, o primeiro a jogar é o meu adversário a partir dai cada um que faz vasa joga primeiro e de seguida compra primeiro ate a ultima carta a comprar da mesa não e obrigado a assistir a nada terminado as cartas da mesa e apenas obrigado a assistir a trunfo sem ser obrigado a puxa-lo ou cobri-lo no final do jogo se algum jogador fizer menos de 39 pontos perde dois jogos de uma só vez J.A. alfarela aceito duelos só com trofeu