Sou leitor assíduo do Barnabé. É mais do que um blog, é um espaço de referência para todos os que se dão ao trabalho de ter opinião.

Nos últimos dias era notória a crispação entre dois membros do blog. Daniel Oliveira é um nome que conheço desde que me iniciei nas leituras da blogosfera. Esquerdista convicto, dele partiam opiniões que não só partilhava mas também admirava. Bruno Cardoso Reis é-me “desconhecido”, não no sentido de que não conheça as suas posições e capacidade de argumentação (bem visível no Barnabé), mas porque não me “marcou”… Não quero com isto tirar-lhe mérito pelo constante “alargar” de horizontes do blog, mas obviamente que quem conhece o Barnabé desde o seu nascimento se habituou a outros nomes… E por esse motivo me abstenho de comentar e/ou de meter a foice em seara alheia no que se refere aos assuntos que levaram à crispação.

Hoje estalou o verniz. O Daniel abandonou o barco e o Bruno foi atrás.

Sinceramente, Barnabé sem o Daniel perde o sentido (sem desprimor para os outros bloguistas). Por muito que arranje um novo poiso, um novo blog, um novo local de descargo de consciência, o Daniel Oliveira enquanto bloguista não terá a mesma identidade… o Daniel é o Barnabé e o Barnabé é o Daniel.

Hoje já lamentei a perda da Voxx… não queria lamentar também a perda da minha leitura diária de 20 minutos de boa crítica social.

EDIT:
Em vez de fazer mais um post, continuo a novela aqui.
Após mais uma visita ao Barnabé, vejo que o Rui Tavares (a quem fiz uma vénia apenas uns posts mais abaixo deste) confirma aquilo que eu já suspeitava e que referi mais acima neste post.

O Barnabé não resistirá. Certamente não o fará pelo menos mantendo a sua identidade original. Quando se constrói uma pirâmide invertida, não convém tirar a pedra de baixo…

É pena. E já agora, deixem-me aqui colocar um link para um resumo da situação, aqui no Blog Social Português… e já agora, partilho da mesma opinião do Paulo Pereira que fez o post em questão.

Para terminar, o Ai o camandro não perdeu tempo e já brinca com a situação…

:(

Muita tinta ainda vai correr, muitos posts no Barnabé, muitos posts por essa blogosfera fora, e sobretudo muito boa gente se aperceberá do quão importantes o Barnabé, o Daniel Oliveira e o Rui Tavares são para a comunidade de blogs nacionais.

Comment ( 1 )

  1. Replyanswer-man
    ps I'm having a little trouble sending comments so if I do it twice please excuse me and I apologize.