Meus meninos e minhas meninas: até para a semana.
Amanhã arranco para Santa Maria da Feira para uma Viagem Medieval que, não sendo única, é unicamente imperdível. No último ano passei lá dias fabulosos e este ano não deverá ser excepção.
Para ficarem a conhecer um pouco mais sobre esta viagem medieval, deixo aqui um texto tirado do site oficial:

Situada no centro da Terra de Santa Maria, para aí confluíam, anualmente, os aldeões do território, os serviçais tanto do rei como dos grandes senhores, os artesãos à procura de negócio, os intermediários, os almocreves e os mercadores. Em torno do comércio dos produtos produzidos na região [cereais, gado, vinho, linho, manteiga, fruta, pescado seco e fumado, sal, cal, cera, mel, peles, cerâmica de barro, ferrarias] conviviam com os clérigos, os cavaleiros, os funcionários do rei e os homens do concelho por entre romarias e arraiais’.

A feira da Feira realizar-se-ia ‘[…] todos os anos, durante o mês de Agosto, tendo como acontecimento fulcral, o da celebração mariânica de 15 de Agosto, […] constituindo um particular momento de manifestação da unidade da Terra, onde sob a figura tutelar e propiciatória da Virgem se expunham e festejavam as riquezas obtidas no território’.

Mattoso, José; et al. – O Castelo e a Feira. A terra de Santa Maria nos séculos XI a XIII. Lisboa: Editorial Estampa, 1989, p. 99-100.

There are currently no comments.