As imagens de descolagens dos Space Shuttle já são quase banais. Ver um “foguetão” levantar, criar aquela bola de fogo e fumo, etc etc.
Mas por vezes acabamos por esquecer do poder real de uma máquina daquelas. O SRB (Solid Rocket Booster) é o foguete (rocket) que dá cerca de 71% do poder de aceleração na descolagem do Space Shuttle. É uma máquina complexa e poderosa.. na verdade é o rocket mais poderoso que já alguma vez foi produzido. Para ter uma noção dos valores realmente astronómicos que compõem esta máquina, ficam a saber que este bichinho tem, na descolagem, uma potência de 15 400 000 cavalos. Sim, mais de 15 milhões.

Podem encontrar mas informações detalhadas aqui.

E podem também ver este vídeo captado na descolagem do Discovery (voo STS-112). É fantástico ver a a Terra a “fugir” da visão da câmara, e mais impressionante ainda é que no fim do vídeo, apenas 2 minutos depois da descolagem, já é possível ver perfeitamente a curvatura terrestre. Vale a pena, nem que seja para perceber o quão poderosa é uma máquina destas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4qWWgvzWHUs]

Comments ( 6 )

  1. ReplyJC Barros
    Tinha ideia que o mais poderoso era o Energia, de fabrico russo se não me engano. Hei-de confirmar mas para já guio-me pela tua palavra.
    Sou só eu a achar ou há algo de pornográfico nestas imagens de autênticas obras-primas da engenharia?
  2. ReplyPaulo Costa
    hmmm... tenho a ideia que o Energia era comparado ao Saturn V a nível de potência (nunca tendo tido uma comparação directa dos valores dos dois)... Este SRB é 1.8 vezes mais potente do que o Satrun V, por isso penso que é o Rocket "sólido" mais potente da história.
  3. ReplyEstaline
    sempre com a cabeça na lua :p
  4. ReplyAnonymous
    Here are some links that I believe will be interested
  5. ReplyAnonymous
    This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »
  6. ReplyAnonymous
    Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »