Parece estar a chegar ao fim o martírio do último ano e meio, com obras constantes na ligação entre a A3 e o IC24… o tempo infindável perdido nestes últimos meses, especialmente em horas de ponta, chegava a ser desesperante.
Pior ainda era entrar na A3 vindos da VCI e ficar imediatamente parados… primeiro por esse tormento que é a saída para a A4 onde é costume encontrar daqueles campeões de estrada que seguem na faixa mais à esquerda até estarem a 50 metros da sua saída… depois é ver os heróis (que ultrapassam uma fila de 1 km de carros que se preparam para saír no mesmo local, e que esperam pacientemente pelo andar da carruagem) a parar o carrinho nas faixas da esquerda, abrir o pisca e ficar à espera que alguém lhes ceda passagem… Passada essa saída para a A4 começava o tormento com a saída para a nova A42… uma só faixa que se junta com quem já vem do IC24. Ano e meio de obras (que orgulhosamente ostentavam “Prazo de conclusão: Agosto 2006”) para aumentar de duas para três faixas aquela zona. Abriam uma faixa, alcatrão novinho, para uma semana depois a fecharem e a esburacar para meter mais uns canos ou uns cabos… o desespero.
Hoje, ao contrário da hora e quarenta e cinco que geralmente demorava a viagem do Campo Alegre no Porto até Freamunde, demorei 35 minutos. Porquê? Porque finalmente decidiram abrir duas das faixas (uma das quais estava prontinha há coisa de duas semanas, não se percebendo muito bem o porquê de estar fechada) na junção da saída da A3 com o IC24. Trânsito desentupido (como esteve sempre antes de começar as obras) faz maravilhas.

Agora só falta testar amanhã de manhãzinha, hora de ponta (7:45 aproximadamente) o sentido contrário. Para quem percorre a A3 a essas horas para entrar no Porto, saberá bem que a passagem pela saída do São João não tem remédio (a não ser que os tais heróis que falei atrás ganhem um bocadinho de civismo na estrada e deixem de parar completamente uma auto-estrada de 4 faixas só para ultrapassar aquela fila enorme… gostava mesmo de saber o que lhes passa na cabeça… “Bem, esta faixa da direita está parada por causa do trânsito para a saída que eu também quero… tansos, ultrapasso-os a todos e viro mesmo em cima.”)… mas se já não perder mais de meia hora só na saída da A42 para entrar na A3 já me dou por contente.

There are currently no comments.