Desculpem-me a linguagem, mas é de cagar a rir quando se lê as declarações de um palerma como o Steve Ballmer (CEO da Micro$oft) que vem dizer que:

Microsoft was motivated to sign a deal with SUSE Linux distributor Novell earlier this month because Linux “uses our intellectual property” and Microsoft wanted to “get the appropriate economic return for our shareholders from our innovation.”

Linux usa propriedade intelectual da Micro$oft? Querem retorno pelas “suas inovações” ?
Mas este gajo é parvo de nascença ou treina com afinco?
Nem vou começar por relembrar o nascimento do império da Micro$oft, o roubo descarado à Apple… prefiro nem ir por aí porque os podres da M$ são tantos que amanhã ainda cá se estavam a enumerar… vamos falar sobre esta “propriedade intelectual resultante das inovações da M$” que o Linux usa… ou quererá antes o Ballmer dizer “inovações roubadas ao mundo open-source e patenteadas pela M$” ?

É que é muito fácil vir com propaganda como “a nova shell Aero do Windows Vista é a inovadora em X aspectos“, quando na verdade se devia dizer “a nova shell Aero do Windows Vista é a primeira shell patenteada a trazer X aspectos, porque na verdade, já o Gnome (e até o KDE, entre outros) fazem há uns anitos valentes o que a nós andamos a apregoar como novidade… e a gente não fez mais do que pegar no código fonte do Gnome e aproveitar para aprender umas coisas… e como os códigos open-source não são patenteados (redundância)… olha, patenteamos nós, fechamos o código, e quando aparecer um problema os utilizadores que se quilhem porque não têm como recorrer a comunidades de apoio que trabalham directamente com o código fonte das aplicações que usam.

É que é muito feio roubar ideias ao mundo open-source, copiar (e mal, como no caso do novo funcionamento do vista com aquelas tentativas hilariantes de correr contas sem direitos de administrador), patentear (que é só o oposto do defendido pelo mundo open-source) e depois dizer: “como nós patenteamos, nós é que inventamos… os outros é que nos roubam“. Também é feio mentir, e mais feio ainda é mentir repetidamente
É muito feio vir dizer que o Vista traz X inovações quando não há uma única (UMA) que não se encontre em outros sistemas operativos (os adeptos dos Macs que leiam isto percebem perfeitamente) há uns tempitos.

Comigo, o Vista nem os meus discos cheira, e este Steve Ballmer já era empalado (sim, o gajo que está no vídeo deste link é mesmo o Steve Ballmer. Digam-me agora que não merece ser empalado…).

Comments ( 8 )

  1. ReplyBarras
    Somos dois q n vão meter o windows olho do c* no pc!!!
    Bom texto o teu!!!
    Tomara já q TODOS ganhem consciencia de que a trampa q a M$ nos impinge não presta e de q podemos dar a volta à situação!!!
    Para o ano vou provavelmente precisar de comprar um laptop, e já decidi...vai ser Mac for shure...aqui no meu pc ando a saltitar entre Ubuntu e Win...e por este andar qq dia desaparece o Win!!!
  2. ReplyAnonymous
    Empalação: suplício antigo que consistia em espetar o condenado numa estaca ou ferro agudo pelo ânus e deixá-lo assim exposto até morrer.
    Gostei do texto em geral temo que a parte da empalação seja mal entendida... tu não queres mesmo que o homem seja empalado pois não?
  3. ReplyAnonymous
    realmente para se ficar rico hoje em dia é encontrar alguma coisa de jeito para patentear

    eles nao sao programadores... sao patenteadores hehehe
  4. ReplyAnonymous
    Ola cientista, gostei do teu texto mas desculpa a correcção: o código por ser livre e open-source não é necessariamente desprovido de patente, ao abrigo da licença GNU/GPL que é possivel consultar aqui http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

    aquele abraço meu filho
  5. ReplyPaulo Costa
    yep, tens razão (não assinaste mas tenho 99% de certeza de quem sejas), mas tenho ideia que esses casos são bastante raros e quase em todos abrangidos pela GNU Lesser GPL (caso, principalmente, das libraries)... mas posso estar errado.

    Fizeste bem em colocar aqui esse link. Toda a gente devia de dar uma olhadela lá para ficar mais a par das vantagens do open-source.

    Abraço!
  6. ReplyMaria Strüder
    loool não percebi nadinha
  7. ReplyTino_de_Rans
    Eu vou instalar o Vista, para ver se a cópia ao OSX ficou bem feita.
  8. Replyfethry
    o video do Steve Ballmer Dance não abre mm, ou é por eu estar a usar o windows?