Tenho andado sem tempo absolutamente nenhum para estas andanças e apenas agora posso colocar aqui a informação que o Pedro Lopes do GTF me disponibilizou relativamente ao 4º sábado de teatro do ENTAF06, que acontecerá já amanhã (ou melhor… hoje, sábado) pelas 22horas em Freamunde.

Foi bom de ver que no último fim de semana a casa já estava bastante bem composta… que seja para repetir a afluência!

Sem mais demoras (até porque já vem tarde) cá fica um pequeno texto sobre a peça de amanhã e sobre o grupo (o único profissional que sobe a palco neste ENTAF) que a traz até nós… uma pequena referência a um dos intérpretes da peça, Rodrigo Santos, que é neto de um grande senhor (o maior) do teatro freamundense, que já não se encontra connosco mas está sempre presente quando se abre a cortina do palco da casa do Teatro de Freamunde: Fernando Santos, fundador do Grupo Teatral Freamundense.

“O MENOS MAU DAS NOITES NOCTURNAS DE UM PAR DE DOIS”
“Um espectáculo neo-rococó urbano”


Este espectáculo reúne alguns dos momentos mais hilariantes dos cerca de três anos de trabalhos desenvolvidos na área do café-teatro pela companhia Teatro da Palmilha Dentada. Nele intervêm também algumas das personagens do programa de humor informativo “Palmilha News”, emitido pela Antena 1.
Ficha Artística:
Texto: Ricardo Alves e Salgueirinho Maia
Encenação: Ricardo Alves
Interpretação: Ivo Bastos e Rodrigo Santos
Música original: Rodrigo Santos
Desenho de luz: Pedro Vieira de Carvalho
Contra-regra e figuração: Dário Pais

O grupo:
A Palmilha Dentada é um grupo de Teatro da cidade do Porto.
A cidade do Porto é uma cidade portuguesa situada na margem norte do Rio Douro.
O Rio Douro é um rio que nasce em Espanha.
Espanha é o país que aparece ao lado direito do nosso na maioria dos mapas.
O mapa é um auxiliar precioso quando se parte de viagem. São representações bidimensionais de realidades a três dimensões. A razão de serem bidimensionais é por serem impressos em papel.
O papel é uma substância orgânica que foi inventada na China.
A China é um pais muito longe, muito grande e com muita gente. As pessoas que vivem na china são os chineses, excepto se forem mulheres — nesse caso são as chinesas. Os chineses, além do papel, inventaram também os restaurantes chineses e a pólvora.
A pólvora, no passado, era utilizada na abertura de túneis.
Um túnel é um bocado de nada, regra geral enterrado no solo ou atravessando montanhas. Um exemplo de um túnel é o que está finalmente a ser acabado na Rua de Ceuta do Porto.
A cidade do Porto é uma cidade que tem um grupo de teatro.
Esse grupo de Teatro chama-se Teatro da Palmilha Dentada.

Comment ( 1 )

  1. ReplyTio Hermínio
    Tal como tu também fui ver esta peça e adorei. É riso do principio ao fim, muito boa.