Neste post do Comboio Azul fui desafiado a escrever onde e quando marquei o meu golo de sonho pelo meu Porto… hipoteticamente falando, claro, já que nem no F.C.Peias de Cima devo ter lugar nos suplentes…
Pois bem, o meu golo de sonho não seria em pleno estádio do Dragão (ou das Antas), não seria contra o Sporting, Benfica ou contra um qualquer grande da Europa… o meu golo de sonho seria aos 93 minutos de jogo, na última jornada em pleno estádio da Mata Real.

Não tenho nada contra as pessoas de Paços de Ferreira. Não tenho nada contra a cidade de Paços de Ferreira. Estudei lá, tenho lá amigos. Mas sou Freamundense e como tal nutro um asco considerável pelo Futebol Clube de Paços de Ferreira. É daquelas coisas inexplicáveis que vêm desde o tempo dos jogos no velhinho e extinto campo do Carvalhal. Qualquer adepto do Paços deseja derrotas consecutivas ao Freamunde, qualquer Freamundense deseja uma morte lenta e dolorosa ao FCPF. Não tenho qualquer problema em admitir que nos jogos Sporting-Paços ou Benfica-Paços sou Sportinguista/Benfiquista de gema. Berro aos golos do Liedson ou da Amélia Gomes contra os canários como se a minha vida dependesse disso.

E por isso o meu golo de sonho seria qualquer coisa como:

30ª e última jornada do campeonato. FCPF – FCPorto, em plena Mata Real. Já festejamos o campeonato há 3 jornadas atrás com uma vitória fácil em casa e o mister dá folga aos titulares nestes últimos jogos para ver rodar os suplentes e para testar o valor de alguns que não têm lugar certo para a próxima época. Eu ando nesse grupo e mesmo assim não tenho jogado mais que uns minutos nestes últimos jogos.
O Paços está com a corda na garganta, em penúltimo mas com os mesmos pontos do ante-penúltimo. Já que o seu adversário directo na corrida pela salvação está a perder fora por 2-0 a 5 minutos do fim o 0-0 que se vai mantendo é suficiente para que a equipa do Mota fique na primeira. O jogo está penoso de ver, ninguém joga bem, ninguém cria ocasiões de golo. Entrei em campo a pouco mais de 10 minutos dos 90 e, verdade seja dita, das poucas vezes que toquei na bola consegui arruinar meia dúzia de jogadas fáceis… a bola parece que me queima no pé. Mas tenho uma vontade gigante de mandar o Paços para a segunda… os minutos correm e nem perto da área chegamos…

93 minutos. Uma bola bombeada pelo Paulo Ribeiro cai no meio campo onde o João Paulo toca de cabeça para a frente. Vem direitinha aos meus pés. Domino-a bem, não me foge desta vez. Como jogo encostado à direita contava ter o lateral esquerdo (custa-me tanto ver o Antunes, jogador aqui feito no Freamunde a usar aquela camisola amarela…) a marcar-me em cima, mas desta vez deu-me meio metro de espaço e consigo virar-me. Há espaço no meio e faço um pique de corrida com a bola colada ao pé para tentar ganhar ângulo para um remate. Vejo uma camisola amarela a aproximar-se de mim pela esquerda tento parar a bola ali mas não consigo, foge-me ligeiramente de alcance.
Mas não a posso perder. Mal sinto um contacto mínimo caio ao chão a berrar como um perdido. Agarro-me ao pé aos gritos como se tivesse sido calcado por um rolo compressor.
Há um apito. Já conto com um amarelo por simulação vergonhosa (e mal feita), mas não… é falta! É falta! É livre!
O central do Paços tem as mãos na cabeça. O Mota, com o seu chapéu laranja da JCA (empresa de Freamunde, criada por um Freamundense de gema) berra na lateral aos ouvidos do bandeirinha.
Finjo levantar-me a custo. O Vieirinha está a ajeitar a bola mas eu vou ter com ele e aviso: “Esta é minha.”. Eles sabem o quanto eu quero marcar ao Paços e dão-me espaço para marcar o livre. Ainda são uns bons 5 metros até á linha da área, mas porra, eu quero marcar ao Paços e sei que o vou fazer!
Enquanto meia equipa do Paços ainda resmunga com o árbitro eu tiro as medidas à baliza. Preferia que o livre fosse descaído para a esquerda, mas aqui a meio vai ter de servir… uns segundos depois o Peçanha já organiza a barreira dos canários. 5 homens, não dá para procurar ali uma nesga para mandar a bola… tem de ser mesmo por cima.
Há um apito, agora é só comigo. Três passos de balanço, pego na bola onde queria… ligeiramente por baixo e com o peito do pé. Por cima da barreira sei que vai passar, mas só quero que desça o suficiente antes de chegar à baliza.E vejo-a a descer… vai com o arco perfeito. O Peçanha, que está descaído para a direita na baliza só tem tempo de ficar a olhar. A bola é perfeita, é indefensável. O arco que faz enquanto vai no ar é lindo de ver. Ainda toca na barra de raspão mas está lá.
Os Super berram golo.
Os canários têm as mãos na cara e na cabeça.
O Mota está quase a chorar.

Não sei como o festejo, não tenho memórias disso, mas não me interessam. Só me lembro de ver a bola a bater na rede.
O Paços está na segunda.


Comments ( 22 )

  1. ReplyJRP
    Genial! Adorei!
    Valeu, Paulo! E eu que até simpatizo com o Paços e com o Zé Mota, meu companheiro de viagem a Gelsenkirchen.
    Fartei-me de rir.
    Abraço,
  2. ReplyPaulo Costa
    :D
    Por acaso o facto do Mota ser portista até me faz ter respeito pelo homem, mesmo sendo ele treinador do Paços.
  3. ReplyMiguel Cabral
    Antes de fazer algum comentário quero só fazer um reparo. O boné cor-de-laranja que o Mota usa nos jogos é do Plus e não do JCA.
    Sou Freamundense e com muito orgulho, contudo não consigo entender e acho que não se justifica de modo algum a mentalidade do povo Freamundense no que toca ao futebol do Paços de Ferreira. Estou orgulhoso com o S.C.F. que ultimamente está a jogar bem, desde que o Regadas assumiu o controlo da equipa e estou de igual modo muito contente com a campanha que o Paços tem feito na Liga BWIN.
    Uma vez que não há competição directa entre o Freamunde e o Paços, o meu ideal era o Porto bi-campeão nacional e o Paços de Ferreira em segundo lugar.
    Porque é que eu hei de preferir outro clube qualquer que não me diz rigorosamente nada se tenho o clube da terra vizinha que por sua vez é a nossa capital de concelho, também com gosto meu, a lutar na primeira divisão portuguesa??
  4. ReplyPaulo Costa
    Miguel, o boné do Plus já foi substituído! Ainda no fim do jogo com o Sporting o Mota usou o boné laranja com o símbolo do JCA.

    Quanto ao resto, sou-te sincero: se tivesses assistido aos jogos no Carvalhal entre Freamunde e Paços (e mesmo em Paços, quando jogavam os dois na 2ªb há uns anos), vias que a rivalidade entre os dois clubes é das coisas mais espectaculares que o futebol tem. Não tenho memória de "porrada" entre adeptos, até porque é como te digo, há muitos amigos de um lado e do outro. Mas a rivalidade entre os clubes é diferente, tem décadas e nasceu juntamente com o crescimento de ambas as terras. Infelizmente para nós, o Paços clube cresceu com o Paços cidade... Freamunde estagnou em ambos.
    Mas diz-me, que vantagens vês tu no facto de uma equipa de futebol do concelho chupar umas centenas de milhar de contos à câmara como o Paços faz (O freamunde também, mas há muitas dezenas de milhar de contos de diferença)? Só para ser bonito? O FCPF contribui em algo para o crescimento da região? Não.
    Então, se me permitem, vou continuar a torcer para que o FCPF desça o mais rapidamente possível.
  5. ReplyHugo
    A rivalidade entre o Freamunde e o Paços a mim não me diz nada... mas como é um golo do Porto acho que o texto tá muito bom!
  6. Replyrevolta dos capoes
    Miguel Cabral!!!

    Que grande freamundense que és! Parabéns!

    Mas confesso que nunca vi um benfiquista a desejar o titulo para o SLB e o segundo lugar para o Sporting.
    Adeptos destes o SCF não quer. E ao que parece o FCPF necessita de mais um Max Cavalero...podes tentar a tua sorte...

    E quanto ao crescimento desta região, Freamunde tem crescido a olhos visto com o Paços na primeira, até já temos um parque/estaleiro da cidade?!

    Viva Freamunde
  7. ReplyJaime Moura
    Capão eu sou
    E tenho o Freamunde no meu coração
    Serás sempre a minha paixão
    Eu dou a vida para seres campeão!!
    A mim não me interessa o que vais jogar
    Seja onde for sabes que eu vou lá estar
    Nem a morte nos vai separar
    Até no céu por ti eu vou cantar
  8. Replyhugo pinto
    n pudia concordar mais com o paulo. p mim o sonho de qualquer freamundense devia ser o pacos descer de divisao. ainda m lembro de alguns jogos no carvalhal e nc assisti a jogos c tanta emocao, tanto "fanatismo" como o freamunde vs paços. se o freamunde n tiver bem que pl menos o paços esteja mal. saudaçoes freamundenses
  9. ReplyAnonymous
    Miguel Cabral com freamundenses como tu Freamunde não vai longe,vai te esconder pá!! Não querer mal ao paços ainda tolero,agora quere-los em 2ºlugar é gozar com a nossa cara!!
    Excelente post Paulo,continua freamundense,não te deixes influenciar pelo teu amigo.
  10. ReplyAnonymous
    Miguel Cabral com freamundenses como tu Freamunde não vai longe,vai te esconder pá!! Não querer mal ao paços ainda tolero,agora quere-los em 2ºlugar é gozar com a nossa cara!!
    Excelente post Paulo,continua freamundense,não te deixes influenciar pelo teu amigo.
  11. ReplyDJEU
    Excelente paulo,mais um grande post teu,talvez o melhor de sempre do teu blog. Continua de vez em quando a referenciar freamunde por aqui, freamunde precisa de um pouco mais de protagonismo.

    TAL COMO TU O MEU DESEJO É E SERÁ PARA SEMPRE GOLEADAS AO F.C.P.F.
  12. ReplyFREAMUNDE ALLEZ
    MIGUEL CABRAL VAI-TE FODER PÁ!!!!!!!!
  13. ReplyPaulo Costa
    O Miguel é meu amigo de longa data, e se é para brincar com isto ele alinha na brincadeira (tenho a certeza)... agora se é para começar com insultos deste tipo não só o post desaparece como ainda sou obrigado a concordar com os que dizem que Freamunde está estagnado devido à purta estupidez de uma certa parte da nossa população.
    Ou alguém acha que um post como este que está aqui por cima do meu é digno de alguém que se diz parte da melhor terra do mundo?

    É que eu não tenho problemas em admitir que tenho vergonha como freamundense em ler merdas destas...
  14. ReplyPaulo Costa
    Já agora, Hugo, a imagem que tenho no post do símbolo do Paços foi gamada do teu Hi5. ;D
  15. ReplyAnonymous
    "Não tenho memória de "porrada" entre adeptos..."
    Tás a falar a sério?
    Se estás ou é falta de informação ou de memória…
    Toda a gente que estava no Carvalhal num celebre jogo contra o Paços se lembra que o Frutuoso Barbosa, irmão do Daniel e do Rui Barbosa antigas “estrelas” do SCF, ficou com um olho dependurado depois de ter levado com um paralelo vindo de adeptos do Freamunde.
    Eu sou Freamundense e vi muitas coisas desprezíveis (e o termo é suave) naquele recinto contra o Paços e contra outros clubes que se não perdiam pelo futebol perdiam pelo medo.
    Os mais velhos (velhos = sábios) podem contar histórias de grandes jogadores que passaram pelo campo do Carvalhal, de grandes e históricas vitórias mas também de paginas menos bonitas sobretudo relacionadas com a violência.
    Ainda assim o meu gosto pelo SCF não diminuiu, nada é perfeito e o gosto pelo futebol não é racional! Tem-se…

    Henrique Gomes
  16. ReplyPaulo Costa
    Eu disse que "não tinha memória" disso, não disse que não tenha havido.
    Mas eu era mesmo miúdo quando via os jogos no Carvalhal e as memórias que tenho desses jogos não incluem pancadaria entre adeptos.

    E qualquer cena de pancadaria entre adeptos é lamentavel. Seja entre Freamunde-Paços, Porto-Benfica ou Cascalheira de Cima-Santa Comba Dão.
    Ainda bem que não me lembro dessas cenas que refere, porque assim tenho só as memórias dos jogos, do ambiente, da bancada de madeira.
  17. ReplyAnonymous
    Senhor Henrique gomes,eu lembro-me bem de pancadaria no velhinho carvalhal em jogos frente ao paços principalmente,mas nada que nao acontecesse tambem na mata real,tal como um celebre jogo "amigavel" de pré-época em que disputava a taça amizade,o freamunde ganhou mas antes de receber a dita taça os dirigentes do "dignissimo" f.c.p.f. fizeram questão de a partir em pleno relvado...
    naquele tempo a pancadaria era constante em todos os campos do pais e nao só no saudoso carvalhal...


    APROVEITO O ESPAÇO PARA PEDIR A TODOS OS FREAMUNDENSES PARA DOMINGO COMPARECEREM EM FORÇA NO NOSSO ESTADIO,O PRIMEIRO LUGAR AINDA É POSSIVEL

    VIVA O S.C.FREAMUNDE!!!
  18. Replyouy
    Caro paulo,compreendo que fiques um pouco irritado com esse comentario,talvez um pouco mais por ter sido um insulto a um amigo teu,e ter sido veiculado atraves de um espaço que acima de tudo é teu.Mas penso que não é caso para ficares sentido com o povo de freamunde,o individuo que se dignou a fazer tal comentario de facto exagerou com esse insulto,mas se cvalhar muitos freamundenses ao lerem aquilo tambem não ficaram muito contentes,apenas não foram mal educados.
    Não penses contudo que esses"mal educados" habitam únicamente em Freamunde,eles existem em todo o lado e proliferam em Paços também(basta fazeres uma pesquisa pela net e encontras facilmente canticos da claque vizinha a insultarem freamunde).
    Talvez nós sejamos mais "rebeldes" ou "revoltados" fruto de uma certa injustiça local que vem de há muitos anos,criticamo-los e insultamo-los mais vezes,acredito que sim,e acontece tambem porque eles não têm tanta necessidade de o fazerem.Nós ultimamente poucas "cossegas"lhes temos feito,o dinheiro chega lá sempre primeiro,só depois chega qualquer coisinha aqui,a nivel de futebol,a grande fatia orçamental para o desporto é entregue ao fcpf(como é possivel que um clube com poucos mais sócios que o freamunde se mantenha tantos anos no topo,desce de divisão e volta a subir com uma facilidade incrivel e as contas e ordenados sempre em dia,enquanto outros clubes de cidades muito maiores andam sempre em crise!!)
    Por isso temos que continuar a ser "revoltados",mas tambem concordo que com mais educação que esse "senhor".
    Um bem haja para ti e para o teu blog que continua optimo..tenho dito!
  19. ReplyAnonymous
    DOMINGO TODOS AO COMPLEXO DESPORTIVO DE FREAMUNDE!!!
    TODOS SEREMOS POUCOS

    FORÇA S.C.F
  20. Replypaços até morrer
    Ir ao estadio para quê??!! sois muito fraquinhos...capoezinhos
  21. ReplyAnonymous
    Vão a http:/groupes.msn.com/FutebolTotal/canticosclubes.msnw e vejam o que são insultos!!!
  22. ReplyMiguel Cabral
    Opá, cada um tem a sua maneira de ser, e eu não tenho como hábito festejar com o mal dos outros.
    Acho que é mais importante pensarmos no nosso bem em vez de andarmos preocupados com o pior para os outros.
    E não admito de maneira nenhuma que alguém julgue a minha qualidade como Freamundense só porque não desejo o mal do Paços, ainda por cima vindo a maior parte desses comentários de pessoas anónimas. Lá por querer mal ao Paços ou coisa e tal não faz de ninguém melhor ou pior Freamundense. Eu aprendi a viver com o meu bem e com o bem dos outros. Posso não desejar bem a uma pessoa, mas de certeza que também não lhe desejo mal.