música

Bauhaus

Como me apetece partilhar aqui umas coisinhas sobre Bauhaus e nem sei por onde começar para os descrever, vou antes fazer um plágio descarado ao artigo que existe sobre eles na wikipedia:

Bauhaus foi uma banda musical fundada em 1978 em Northampton, Inglaterra. Compostos pelo guitarrista Daniel Ash, o baixista e o David J, baterista Kevin Haskins que actuaram como trio até formarem quarteto com o vocalista Peter Murphy. Apoiados no descontentamento social pós-punk, reuniram características deste movimento musical criando uma sonoridade nova, mais de acordo com o período nuclear (guerra fria e cortina de ferro) e de crise económica que apelava à ausência de cores tal era a desconfiança no futuro! A despreocupação estética do punk deu lugar a uma nova valorização de estilos e conceitos neo-românticos e depressivos como fuga à ausencia de reais conquistas sociais. A ideia a principio, era satirizar elementos do Expressionismo, dando uma vertente de teatro aos filmes como Drácula. Inspirados no horror desses filmes criaram a música Bela Lugosi’s Dead que acabou fazendo com que fossem considerados um dos fundadores do rock-gótico, criaram um estilo minimalista, experimental apoiado em guitarra reverberada e acordes frios e distantes de teclado. A voz de Peter Murphy é uma presença forte e contribuiu para o culto da banda.

O que vos posso dizer é que os achava um grupo “engraçado”, com algumas coisas “giras” até os ver ao vivo. Após o concerto, à chuva em Paredes de Coura, fiquei adepto incondicional.

Bauhaus – Bela Lugosi’s Dead
Bauhaus – In Fear of Fear
Bauhaus – Ziggy Stardust
Bauhaus – Silent Hedges

8 thoughts on “Bauhaus”

  1. Não fazia mesmo ideia!
    Andei a ver se descobria qualquer coisa sobre isso e o máximo que arranjei foi uma passagem na wikipedia acerca de uma banda que tinham antes da primeira união do grupo e que se chamava “The Craze”, e outra mais tarde, formada pelos David, Daniel e Kevin quando os Bauhaus estiveram separados a partir de 83.
    Mas não encontro nada que fale da tal “Saudade”… e fiquei curioso.

    Mas já deu para ver que temos fã por esses lados. :D

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.