A McLaren testou hoje em público a sua anunciada evolução aerodinâmica para o próximo GP (Espanha). E, muito sinceramente, podiam ter escolhido alguma coisa mais bonitinha para testar na asa da frente:

Fotos: GPUpdate

5€ em como a FIA proíbe esta aberração, por motivos de segurança, no máximo até ao final do GP de Espanha.


Comments ( 6 )

  1. ReplyMiguel Cabral
    Paulinho, as regras estipulam que a altura mínima do aileron em relação ao chão é de 10cm, mas não há nenhuma regra a estipular a altura máxima.
    Não sei até que ponto esta asa é aberração e aquelas cenas que a Ferrari mete nas jantes que quase as tapa não é...
    Mas como estamos a falar da McLaren é bem provável que a FIA proíba isso, já estamos habituados a isso...as regras de evolução são diferentes de equipa para equipa.
    Abraço my friend
  2. ReplyPaulo Costa
    Ó Miguel, o problema não está na altura daquilo... está no facto de aqilo ser uma segunda asa completa (não está fixa ao nariz do carro em lado nenhum) o que é completamente proibido. Para além do facto de ser mais que óbvio que uma estrutura daquelas vai "balançar" bem mais que o permitido...
    Basta lembrar o chinfrim que a McLaren e a Renault fizeram no ano passado por causa dos apêndices que a Ferrari colocou na asa da frente e que, embora presos ao nariz do carro, balançavam em recta (o ângulo dos apêndices ficava "raso") mais do que os milímetros permitidos... sendo esta segunda asa em fibra de carbono é completamente impossóvel que seja legal.

    Quanto às jantes "da Ferrari"... ficas a saber que a Sauber (a antiga Sauber) já tinha testado o mesmo tipo de jantes há alguns anos e que a FIA tinha dito ser legal... simplesmente não era eficiente a nível aerodinâmico e de arrefecimento dos discos de travão. No ano passado, e ao fim de meses de testes, a Ferrari conseguiu tornar aquilo eficiente e houve equipas a mandar protestos para a FIA acerca da legalidade daquilo... obviamente que a resposta da FIA foi: porque é que há uns anos ninguém se queixou do mesmo?
    Na corrida a seguir a Renault também já usava o mesmo tipo de jantes...
  3. ReplyHugo
  4. ReplyMiguel Cabral
    É isso mesmo, só é pena eles não terem usado isso, porque eu ía gostar de ver a FIA a proibir uma cena sem motivo...como acontece sempre á McLaren!
  5. ReplyPaulo Costa
    Ó Miguel, porra... sem motivo como acontece sempre à McLaren?? Mas tu leste o que eu escrevi acima? Aquela asa não está presa em lado nenhum ao nariz do carro. Aquele elemento em fibra de carbono só está preso às abas laterais da asa da frente, fazendo daquele elemento uma segunda asa completa. (nem sequer é um elemento extra, é uma asa completa) e aquilo é completamente proibido pela FIA há anos.
    Para além do mais, sendo em fibra de carbono, aquela asa em recta só poderia balançar muito mais do que os milímetros permitidos pela FIA. Não é preciso ter o curso completo em aerodinâmica para o perceber.

    A McLaren não écoitadinha nenhuma. Como quando meteu um terceiro pedal no cockipt que fazia travagem assitida, totalmente proibida pelas regras, e que lhe deu uma vantagem enorme em 98, só sendo descoberta quase a meio do campeonato.
  6. ReplyPaulo Costa
    Olha que giras as primeiras reacções num dos maiores fóruns de F1, quando apareceram as fotos da asa:

    - :?
    That can't possibly be legal -- it's a complete second wing.


    -Aside from the obvious uglyness of the thing, it's hard to see why this would give them any advantage whatsoever.
    (este até antecipou em vários dias o que o Hugo postou... aquilo para além de ser uma estupidez para se colocar no carro nem sequer traz nenhuma vantagem. É fácil de perceber que esta asa foi lá colocada por motivos de publicidade...)


    Agora repara nestes dois posts:
    -I wonder how much it will flex - especially over the nose cone?
    -It can't flex... otherwise it would be more than obvious.
    -well unless it's made of concrete it's going to flex

    Podes ver esta conversa aqui:
    Link