Porque há dias que marcam os clubes, este domingo, 20 de Maio de 2007 ficará certamente gravado a letras de ouro na já rica história do S.C.Freamunde.
Depois de um início atribulado de época com resultados que teimavam em ser negativos o Freamunde começou uma reviravolta incrível na tabela classificativa da segunda divisão, série A. Quando se encontrava junto à linha de água e a 13 pontos do primeiro classificado não esperava que pudesse vir a festejar uma subida de divisão. Não tenho qualquer problema em admitir que não tinha qualquer esperança em ver no fim da época as ruas de Freamunde cheias de pessoas que entoavam o nome dos jogadores, autênticos heróis.
Creio que só comecei a acreditar no milagre, ou melhor, a ter uma pontinha de esperança após a vitória caseira sobre o Pontassolense, então 1ª classificado e que deixou o Freamunde a apenas 3 pontos da vitória na sua divisão. E essa vitória chegou apenas no último minuto do último jogo em Bragança.
Com a subida à Liga Vitalis dependente da disputa directa com o União da Madeira, clube que construíra uma equipa que desse garantias de subida certa, mais uma vez os jogadores do Freamunde demonstraram que no futebol existe muito mais que o factor monetário para decidir jogos. E foi com um empate na Madeira e com uma vitória sofrida e já no prolongamento, no nosso estádio repleto, que ficou tudo resolvido.
O Freamunde sobe à Liga Vitalis e os nossos jogadores gravaram os seus nomes no livro de melhores momentos de sempre no clube.

A festa durou até às tantas, as gargantas só pararam muito após a voz se ter perdido entre tantos cânticos. A cidade encheu o peito e gritou bem alto o seu orgulho.

O vídeo que se segue é uma compilação de 10 minutos de momentos que fui gravando ao longo do dia, e se a qualidade de som é pior que má (por algum motivo a minha máquina é fotográfica e não de filmar) estou certo que para quem viveu este domingo entre as ruas, o estádio e o Gardens o vídeo vale por muito mais do que a imagem e o som (ou ruído, se preferirem).

E que bem que sabe abrir blogs como este, que são visita diária, e que não se esquecem de nós.

Obrigado S.C.Freamunde.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WD3C0pliFoc]

Comments ( 14 )

  1. ReplyBrigataazzuri
    Sempre em grande!!
    Noite memoravel!
    Tivemos em grande no MCTeles.

    Força Freamunde
  2. ReplyAnonymous
    Falavas á tempos em qualquer coisa tipo ópio...
    O teu blog de visita diária é feito sobre efeito ou com ressaca?
    CAT convosco!
  3. ReplyPaulo Costa
    Ora bem, se eu visito um blog sobre futebol (sobre o Porto) diariamente e meto aqui um post sobre a festa do Freamunde campeão, é sinal que aderi ao ópio do povo.

    Sendo assim, e já que também visito diariamente variados sites relacionados com a NBA (onde até, imagine-se lá, participio activamente na escrita de artigos para alguns fóruns) e se até tenho intenção de na próxima quinta-feira ir a matosinhos ver o jogo que pode dar o cameponato nacional ao Porto frente à Ovarense, bem.... devo andar a dar fortemente no cavalo.

    E pior ainda, visito diariamente uma série de sites, foruns e blogs de F1. Não perco um GP em directo desde 96, e até já faço posts sobre F1 aqui no bisca... bem, estou aqui estou com os pés para a cova porque devo andar a dar fortemente em morfina.


    Se após isto não conseguiste perceber o absurdo do teu post (já que parece que noutros lados só lês o que te interessa), temos pena. Mas aposto que um Kompensan era capaz de fazer maravilhas.
  4. ReplyAnonymous
    "Dois anos nos Traficantes, mafiosos, dopados dos provincianos da capital é que dá cabo de uma carreira."
    Isto é um exemplo das declaracões que se podem ler no teu blog de visita diária!
    Eloquente!
  5. ReplyAnonymous
    E complexo de inferioridade...
  6. ReplyPaulo Costa
    lol, que ridículo.
  7. ReplyJC Barros
    Já estou a ficar confuso e deve ser porque equipam as duas de azul e branco.
    Estão a falar do Freamunde ou do FCP? É que isto parece-me ser a festa do Freamunde.
    Se é o Freamunde então a "inferioridade" (pelo menos em número de adeptos) não pode ser contestada e ninguém o faz por isso eu pergunto:
    Que raio de complexo é que obriga usar esse argumento contra um clube recém promovido à Liga de Honra?
  8. Replyfreamunde allez
    Este anonimo ou é burro ou tem algum problema mental grave!!

    Viva o SC Freamunde!
  9. ReplyAnonymous
    Doi-te ó freamunde allez?
    Faz a tua festinha de subida de divisão que outros jogarão na europa!
    E o Antunes duplamente pois vai á selecção e para vosso grande desgosto a notoriedade foi dada pelo rival...
    Para clube de bairro não está mal não senhor!
  10. ReplyPaulo Costa
    Ah pronto, és "castor".
    Podias ter dito mais cedo... isso explica muita coisa, entre os quais o tipo de comentários que aqui fizeste e sua qualidade.

    Engraçado que durante o post não referi uma única vez o Paços, no entanto é um pacense, que vem para aqui como anónimo falar de complexos de inferioridade e tentar diminuir a festa dos freamundenses e do S.C.Freamunde, que por acaso é o clube onde se formam os melhores jogadores que o Paços vai tendo no seu plantel.

    Por mim a discussão acaba aqui. As conclusões são bastante fáceis de tirar.
  11. ReplyAnonymous
    Eu reconheço que não me fiz entender totalmente.
    O que me causa espécie não é o teu post mas sim o blog para o qual somos encaminhados e que faz parte das "visitas diárias".
    Eu acompanho, embora não diariamente, a "bisca" e espanta-me que possam coabitar no mesmo espaço referencias a musica de tão boa qualidade, personalidades que admiro como John Peel entre outras coisas agradáveis e depois espetas a referencia a um blog aonde tudo quanto é benfiquista, principalmente dirigentes, são apontados como traficantes ou salazaristas?
    È esta obsessão pelo Benfica, e que leva uma maioria de Portista a gritar impropérios sobre o clube da luz mesmo quando estão a celebrar a conquista do 11º campeonato nacional em 17 anos (feito notável), que me leva a concluir que há (da parte de quem lê e apoia tal blog também) um complexo de inferioridade!
  12. ReplyPaulo Costa
    O facto de eu visitar regularmente o "sou portista com orgulho" não faz de mim mais um que dos portistas que parecem só saber os cânticos anti-benfica (e olha que não são a maioria dos portistas. Arrisco-me mesmo a dizer que são poucos mais do que os Super Dragões. Basta ouvir o som que vem do Dragão sempre que o "SLB, SLB, etc" se começa a ouvir... o resto do estádio assobia para se sobrepor a esse cântico).
    Gosto do "sou portista com orgulho" pois lá estão sempre actualizadas as notícias não só de futebol mas das outras modalidades profissionais do clube, como o basket, hoquei, andebol, e também das camadas jovens do clube. Para além disso ainda lá leio regularmente as crónicas do Jorge Maia n'O Jogo, do MST n'A Bola, etc.
    E também há que perceber que o tipo de posts que lá são feitos estão recheados de bitaites que têm que ser lidos com muito humor. Os insultos que lá se fazem aos outros clubes (não é só ao benfica... o Sporting também leva com a sua dose semanal) são "postas de pescada" que não são, obviamente, para ser levados à letra.
    Em conclusão, se aquele fosse o blog oficial do Porto, isso sim seria preocupante. Mas não é, é simplesmente um blog de portistas, onde praticamente tudo é permitido. Blogs assim e benfiquistas ou sportinguistas também os há, e não condeno ninguém por os ler. O facto de eu lá ir ver as notícias do meu clube não significa que trate os benfiquistas como lá está descrito.

    Espero que tenhamos chegado a um "acordo" nisto ;)
  13. ReplyAnonymous
    Claro que sim!
    Tens um apreciavél poder de encaixe. Vou continuar como leitor da bisca ( continuaria a ser mesmo que o acordo não fosse obtido).
    ps: Não sou Castor.
  14. ReplyTino_de_Rans
    Ó anónimo, não batas neste que este ainda é daqueles portistas que se aguenta, que vê além do azul e branco.

    Quanto ao post está demonstrado o porquê de 70/80% das equipas da primeira liga se situam no norte de Portugal. A massa associativa é algo de extraordinário. Pena que ás vezes exagerem no apoio ao clube...se fosse sempre como se vê no video havia mais gente nos estádios.