ricardocostaliga

Lisandro Lopez foi suspenso pela Comissão Disciplinar da Liga com um jogo de castigo, por simulação no lance do penalty de que resultou o golo do F.C. Porto no clássico frente ao Benfica de 8 de Fevereiro passado.

A decisão foi divulgada esta quarta-feira e o avançado do F.C. Porto, penalizado por causa do lance que envolveu Yebda, terá ainda de pagar 750 euros de multa. No comunicado, a CD refere um processo «instaurado oficiosamente dois dias depois» do clássico e explica que o jogador foi sancionado devido a um «comportamento grave», no caso «simulação evidente de grande penalidade que provoca decisão errada da equipa de arbitragem».

Fonte: MaisFutebol

Eu sei que é dia das mentiras, mas a notícia é verdadeira. O despacho da liga até pode ser encontrado na página da mesma.

É curioso que no mesmo jogo o Lucho sofre um penalty quando o jogo está 0-0 (a meio da primeira parte) com o árbitro a meio metro do lance e o apito ficou no bolso.

É curioso que, para a Liga, o Lisandro tenha sido o primeiro jogador, ao fim de 22 jornadas, a simular um penalty.

É que só pode ser para rir.

_______________________________________________________________

Adenda:

Bom texto do Luís Sobral sobre o assunto:

Não sendo um lance óbvio (o jogador não reconheceu a simulação, por exemplo, e é um facto que existe um braço de Yebda no corpo do avançado do F.C. Porto), a análise da Comissão Disciplinar da Liga é injusta e grave.

A interpretação que faz dos regulamentos é desproporcionada.

Neste caso, Pedro Proença estava em excelentes condições para avaliar e foi o que fez. Enganou-se? Sim, mas em muitas ocasiões já foram assinaladas grandes penalidades por menos. E em outras já deixaram de ser marcados «penalties» evidentes. Faz parte.

A CD partiu da confissão do erro, assinada pelo árbitro, para punir o jogador. Mas não o fez em dezenas de outras situações semelhantes, ao longo da temporada. Isso não se compreende e logo não se pode aceitar.

Se Pedro Proença considera ter cometido um erro, cabe à Comissão de Arbitragem da Liga puni-lo. E terminar aí.

A queda de Lisandro é igual a centenas de outras que ocorreram ao longo da época. Umas resultaram em grande penalidade. Outras, fora da área, em cartões amarelos injustos ou até mesmo vermelhos. Também muitas entradas duras ficaram por analisar de forma correcta, mantendo-se os autores de faltas bárbaras em campo, fim-de-semana após fim-de-semana.

Melhor ainda o texto do Jorge Maia:

Para lá das dúvidas sobre a especialização da Comissão Disciplinar da Liga em física e motricidade humana que o acórdão divulgado ontem levanta, a primeira questão que qualquer espectador de futebol mais ou menos atento coloca perante o inédito castigo aplicado a Lisandro López, por alegada simulação de grande penalidade no jogo com o Benfica, é se este terá sido o primeiro penálti simulado por um jogador de futebol nos últimos dois anos. Afinal, a Justiça a sério deve ser igual para todos. Ora, os regulamentos que punem as simulações foram aprovados antes do início da época 2007/08. Desde então foram assinaladas nada menos que 90 grandes penalidades no campeonato e esta é a primeira vez que os regulamentos são aplicados o que nos deixa duas conclusões possíveis: ou Lisandro foi o primeiro jogador a conseguir simular uma grande penalidade com sucesso nos últimos dois anos, hipótese desmentida pelas sucessivas demonstrações de qualidade dos nossos queridos árbitros, mas também pela memória de vários lances, incluindo o da grande penalidade arrancada por Di María frente ao Braga, para citar apenas um exemplo mais ou menos recente; ou a Comissão Disciplinar da Liga só vê e, o que é pior, só ouve e só actua quando lhe apetece. E, normalmente, apetece-lhe quando o campeonato se começa a resolver…


Comments ( 5 )

  1. Replyjcbarros
    Qual é a novidade? Estamos na recta final do campeonato e até parece que isto não acontece todos os anos. É para equilibrar um bocadinho as coisas, para dar luta.
  2. ReplyZ8
    Uma Vergonha! Esse menino precisa de uns safanoes! Rumo ao titulo!
  3. ReplyJCBarros
    É para rir! Hoje é dia para rir...na cara deles! Qual França, qual carapuça. Perninhas de rã é para meninos, cá há quem engula sapos do tamanho de máquinas de lavar inteiros.
  4. ReplyMusician
    É como eu digo, ultimamente o futebol tem sido uma peça de teatro humorística! Enfim... Gostei da nova imagem do blog! Beijinhos e boa semana!
  5. ReplyZ8
    Quero ver se o "minino" Nulo Gomes e castigado!