Uncategorized

Castpost

Já mais que uma pessoa me pediu para que eu metesse aqui um tutorial simples sobre como usar o Castpost para incluír músicas no blog. Já tinha prometido ao Miguel Seixal, do Dream Brother que fazia um comentário no blog dele com algumas instruções, mas acabei por fazer um post mais completo no meu.

O processo é simples, mas de qualquer forma, deixo aqui screenshots de como o fazer rapidamente, com uma breve descrição do que está na imagem.

A primeira coisa a fazer é criar uma conta no castpost. O processo é igual a tantos outros, onde se indica o mail, password pretendida etc…

Depois de fazer o login na conta creada, uma imagem deste tipo aparece, e para adicionar um qualquer mp3 (ou vídeo) que tenhamos no disco, basta escolher o “add item”, a vermelho na imagem seguinte.

Preenchem-se os campos com nome da música etc, e no botão “browse” escolhe-se qual a música ou vídeo a partilhar no nosso disco.

Depois de escolhida, basta clicar no “add item”. Aparece uma barra azul, que indica que o upload da música está em andamento, e espera-se… bastante tempo. É o maior mal… como as ligações cá em Portugal possuem uploads muito baixos, por vezes espera-se 15 minutos para conseguir meter lá uma música.

Enquanto se espera, pode-se ir abrindo o blogger, e criando o post.
Depois selecciona-se a aba de edição do post em html (tal como na imagem seguinte).

Assim que o upload para o castpost esteja terminado, surge uma página como a seguinte, onde no quadro amarelo nos são indicadas as músicas/vídeos que temos disponíveis… nesta altura clica-se no “generate HTML”.

E surge uma janela em pop-up como a da imagem seguinte. Copia-se o texto todo dessa janela…

E cola-se no blogger (na parte de edição HTML, como disse antes).

E pronto, se fizerem o preview do post já lá devem encontrar (salvo qualquer erro que o castpost ou o blogger tenham dado) o vosso mp3 ou vídeo pronto a ser ouvido… Basta publicar o post e já podem ter, como eu, um blog cheio de mariquices. :D

6 thoughts on “Castpost”

  1. Ola…eu tenho a agradecer este post…sei q entrei aqui sem pedir licença mas como omeu irmao falou tao bem desta “mesa de jogo” que resolvi aparecer.E dou os meus parabens, pois realmente ainda n tinha visto nada tao bem feito…qt aos videos e musicas, agora tb pra mim sera mais facil fazer algo no meu blog, logo o meu muito obrigada por esta explicaçao. Em relaçao ao “A minha vida sem mim”, bem, nao e mm nada de mais mas podes aparecer a vontade:D bjs e vamo-nos encontrando…

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.